Submissões para o Volume 7, Edição 1 (2020)

2019-07-07

    A Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística, a Língua Nostra, (http://www.linguanostra.net/) é uma publicação do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizado Inicial Típico e Atípico da Leitura e da Escrita, ligado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tem periodicidade semestral e aceita submissões em fluxo contínuo com ênfase em estudos aplicados ao ensino.
    A revista aceita artigos originais, resenhas, relatos, traduções de interesse da linguística aplicada ao ensino.
    A Língua Nostra encontra-se indexada nas bases Google AcadêmicoLivre e Sumários.
    Ainda, optamos por não cobrar taxa de processamento de artigos e disponibilizamos gratuitamente em formato digital todos os trabalhos publicados. Além disso, alinhados à ideia popularização da ciência e de pesquisadores, aceitamos trabalhos resultados de estudos desenvolvidos por doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e graduados, os quais são avaliados, com mesmo rigor científico, no sistema de revisão dupla (double blind peer review). Na primeira etapa há a avaliação pelo organizador da edição e/ou por membro da comissão editorial para a verificação de quatro aspectos: a) se há atendimento ao escopo da revista; b) se há relevância da submissão para a área e aos potenciais leitores da revista; c) em caso de humanos se há a aprovação em comitê de ética em pesquisa e d) se não há indício de plágio. Na segunda etapa, os originais serão encaminhados a, pelo menos, dois pareceristas. Em caso de avaliação discrepante a submissão será encaminhada para a avaliação de um terceiro parecerista.
    Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, clareza na descrição metodológica, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Submissões para o Volume 7, Edição 2 (2020)

Previsão de término de publicação das submissões aprovadas: 30/07/2020

Seção temática para o volume 7, número 1:
O ensino de Língua Portuguesa em tempos de mídias digitais

Ao que parece, ainda é um desafio para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil aproximar os objetos de ensino da educação formal às experiências cotidianas. É fato que as famílias brasileiras nestes tempos relacionam-se, consomem e produzem informações por meio do que se tem chamado de universo digital. Para esta seção temática aceitam-se estudos científicos que relacionam ensino de Língua Portuguesa como língua materna e gêneros digitais, mídias digitais, tecnologias – e outras palavras-chave afins – tanto para ensino, quanto para predição e/ou intervenção em caso de atraso de aprendizado da leitura e da escrita.

Responsáveis por essa edição:
Alceu Vanzing (IPUC)
Ronei Guaresi (UESB)
Vera Wanmacher Pereira (PUC-RS)