JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

  • Regina Cláudia Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Graça Rosane Mendes Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Jogos digitais educacionais. Educação Infantil. Leitura e escrita.

Resumo

Os jogos digitais educacionais têm se tornado uma importante ferramenta de aprendizagem em muitas escolas devido à forte atração que eles provocam em crianças e adolescentes. Sendo assim, no presente trabalho, objetivamos verificar como os jogos digitais educacionais contribuem para o processo de desenvolvimento de leitura e escrita com crianças da Educação Infantil. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos de alguns autores que abordam as temáticas, tais como Ferreiro (1995), Ferreiro e Teberosky (1999), Coelho (2000), Zeferino e Pires (2015), Ribeiro e Coscarelli (2009) e Prensky (2012). Esta pesquisa, de cunho qualitativa, ocorreu a partir da aplicação de um jogo digital com uma criança que se encontra na fase dos cinco anos. Utilizamos como instrumento o jogo digital Pato Pateta, que foi construído no projeto de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, Práticas Escolares para o Desenvolvimento do Letramento Digital – PREDLED. Os resultados demonstraram que os jogos digitais educacionais fazem parte de um grupo poderoso de atividades que conseguem atrair a atenção dos alunos e os auxiliam durante o processo de aquisição da leitura e da escrita. Sendo assim, consideramos que avaliar jogos digitais disponíveis em repositório contribui para auxiliar os professores na seleção dessa ferramenta para utilização em sala de aula.

Biografia do Autor

Regina Cláudia Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com estágio pós-doutoral pela mesma instituição. Professora da Universidade Estadual do Ceará.  

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2017.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB Nº: 20, de 11 de novembro de 2009. Dispõe de Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. [Brasília]: CNE, 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2018.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. 10ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.
CHIZZOTTI, A. Pesquisas em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DIAS, A. I. Ensino da Linguagem no Currículo / Ana Iorio Dias. – Fortaleza, CE: Brasil Tropical, 2001.
FERREIRO, E. Desenvolvimento da alfabetização: psicogênese. In: GOODMAN, Y. M. (org.). Como as crianças constroem a leitura e a escrita: perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1991.
XXXX.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Tradução de Eric Yamagute; São Paulo: Editora SENAC, 2012.
RIBEIRO, A.L; COSCARELLI, C.V. Jogos Online para Alfabetização: o que a Internet oferece hoje. In: Anais do III ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO; Belo Horizonte/MG, outubro de 2009.
SALLES, Jerusa Fumagalli; CORSO, Helena Vellinho. Relação entre leitura de palavras isoladas e compreensão de leitura textual em crianças. Letras de Hoje,Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 28-35, jul./set. 2009.
SAVI, R. ULBRICHT, V. R. Jogos Digitais Educacionais: Benefícios e Desafios. Novas Tecnologias na Educação. V. 6, n. 2, Dezembro, 2008.
TAROUCO, L. M. R. ROLAND, L. C. FABRE, M. C. J. M. KONRATH, M. L. P. Jogos Educacionais. Novas Tecnologias na Educação. V. 2, n. 1, Março, 2004.
ZEFERINO, A. PIRES, M. Os Primeiros Passos Para o Incentivo à Leitura na Educação Infantil. In: Anais XII Congresso Nacional de Educação; Curitiba/PR, outubro de 2015.
Publicado
2019-12-17
Como Citar
PINHEIRO, R. C.; MENDES CAVALCANTE, G. R. JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, v. 6, n. 1, p. 31 - 49, 17 dez. 2019.