A linguagem como forma de silenciamento - Resenha do Livro: A Revolução dos Bichos

Autores

  • Kattson Bastos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Revolução dos Bichos, A linguagem como forma de silenciamento

Resumo

A Revolução dos Bichos se destaca como uma forte crítica, através de uma metáfora, à Revolução Russa de 1917 e ao regime autoritário comunista posterior a ela. Embora fosse adepto às ideias socialistas, Orwell, segundo Woodcock (1946), tinha a concepção de que o humanismo deveria ser o alicerce da doutrina deixada por Marx. Embora a Rússia seja o primeiro país a adotar o regime socialista, o autor tenta mostrar que o resultado da Revolução é bem diferente do que pretendiam os pressupostos ideológicos que a fundamentaram: uma sociedade em que “[...] o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos”, sem classes sociais e antagônicas da sociedade burguesa (MARX e ENGELS, 1999, p. 74). Portanto, é necessário traçar o contexto da Rússia no período da revolução e compará-la à fazenda e
à revolução dos animais e, por conseguinte, compreender como a linguagem verbal e não verbal se insere no contexto como um instrumento para silenciar as pessoas.

Biografia do Autor

Kattson Bastos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Referências

DEL ROIO, Marcos. Engels e a origem do marxismo. Antítese. Goiânia, v. --, p. 69-93, 2010.
MAIA, Adriana Valério; STANKIEWICS, Mariese Ribas. A Música Popular Brasileira e a Ditadura Militar: Vozes de Coragem como Manifestações de Enfrentamento aos Instrumentos de Repressão. Pato Branco: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2015.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo, SP: Boitempo Editorial, 1999.
ORWELL, George. 1984. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2005.
______ A Revolução dos Bichos: um conto de fadas. Tradução Heitor Aquino Ferreira; posfácio Christopher Hitchens. – São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007.
PAULO NETTO, José. O que é Stalinismo. São Paulo, SP: Brasiliense, 1981.
POLTRINIERI, Marisa. Pró e Contra Stalin, O Julgamento da História. São Paulo, SP: Melhoramentos. 1975.
REIS FILHO, Daniel Aarão. As Revoluções Russas e o Socialismo Soviético. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2003.
WOODCOCK, George. “George Orwell, 19th Century Liberal” in Jeffrey Meyers (ed.), George Orwell. The Critical Heritage, London, UK: Routledge & Kegan Paul, p. 384-388, 1975.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

KATTSON BASTOS SANTOS. A linguagem como forma de silenciamento - Resenha do Livro: A Revolução dos Bichos. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 151–156, 2019. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/111. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.