Constituição social e jogos de alienação e poder em admirável mundo novo por meio das práticas de linguagem

Autores

  • Autor
  • Talita Farias Tannus Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palavras-chave:

Admirável Mundo Novo, Constituição social, jogos de alienação e poder

Resumo

A obra “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley, publicada em 1932, é reconhecida mundialmente como um clássico da literatura moderna que narra a história de uma comunidade situada em Londres, no ano de 632 depois de Ford. Entre os temas tratados no romance estão a ficção científica, a hipnopedia e a manipulação psicológica e genética de seres humanos combinadas e utilizadas como método de controle social. Escrita antes da Segunda Guerra Mundial trata-se de uma obra distópica e disruptiva com previsões futuristas sombrias a respeito da ciência e das pesquisas com genes humanos. O contexto histórico da época foi marcado pela revolução do conhecimento e pelo “boom” da indústria, com os métodos de produção conferidos pelo fordismo, o que é possível evidenciar na obra segundo a análise dos notáveis acontecimentos decorridos entre os anos de 1930 e 1932 no mundo.

Biografia do Autor

Talita Farias Tannus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda em Economia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Referências

AZEVEDO, M. R. Programação neuro-linguística: Transformação e Persuasão no Metamodelo. 2006. 188 f. Trabalho de Dissertação em Mestrado, Mestrado em Ciência da Comunicação, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2006. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27142/.../Dissert_Regina_Maria_Azevedo.pdf> Acessado em 13/05/2018.
BANDLER, R.; GRINDER, J. A Estrutura da Magia. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1997
CARVALHO, L. F. & DIMENSTEIN, M. O modelo de atenção à saúde e o uso de ansiolíticos entre mulheres. 2004. Estudos de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Rio Grande do Norte, 2004.
HUXLEY, A. L. Admirável Mundo Novo. Editora Globo, Porto Alegre, 1979.
RASKIN, S. Ética Genética. Educar, Curitiba. Editora da UFPR, 1995.
UOL EDUCAÇÃO. Disponível em: <educacao.uol.com.br/biografias/aldous-huxley.htm>. Acesso em: 13 de maio de 2018, às 20 horas.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

AUTOR; TALITA FARIAS TANNUS. Constituição social e jogos de alienação e poder em admirável mundo novo por meio das práticas de linguagem. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 157–161, 2019. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/112. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.