POESIA NA TELA

Um estudo de caso de um autista

Autores

  • Daniela Coelho Nascimento UESB

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Poesia; Pintura; Imagem.

Resumo

O trabalho tece uma aproximação entre a interpretação da poesia sob o prisma da pintura. Intercalado ao longo dessa relação a abordagem do transtorno do espectro autista- TEA. Tendo em vista a percepção detalhada e única, referente a esse transtorno, para compreender de modo particular o diálogo entre essas artes. Reconhecer características pertinentes a esse espectro no que se diz o desenvolvimento de uma habilidade artística é a proposta desse trabalho. Interpretar a poesia no seu caráter visual é o que se pretende conseguir por esse estudo ao viabilizar a apreciação da poesia através da arte produzida por um autista. Enxergar na imagem a poesia as possibilidades de identifica-la nas suas diversas formas são ampliadas. Desse modo, o nosso olhar atento e sensível para o mundo recebe mais um estimulo pelo reconhecimento de um artista. Debruçar sobre a poesia guardada no interior e exposta na pintura de um autista aciona a nossa sensibilidade no que tange a apreciação da arte. O estudo de caso apresentado ressalta o elo indissolúvel de poesia e pintura. Portanto, o principal objetivo desse artigo é reconhecer a poesia como arte concreta, participando da realidade, e a abstrata a partir da construção de imagens icônicas no universo autista.

PALAVRAS-CHAVE: Autismo; Poesia; Pintura;

Biografia do Autor

Daniela Coelho Nascimento, UESB

RESUMEN<br />La obra teje una aproximación entre la interpretación de la poesía bajo el prisma de la pintura. Intercalado a lo largo de esta relación se encuentra el enfoque del trastorno del espectro autista: TEA. En vista de la percepción detallada y única, en referencia a este trastorno, para comprender en particular el diálogo entre estas artes. El propósito de este trabajo es reconocer las características relevantes de este espectro en términos del desarrollo de una habilidad artística. La interpretación de la poesía en su carácter visual es lo que este estudio pretende lograr al permitir la apreciación de la poesía a través del arte producido por una persona autista. Al ver la poesía en la imagen, se amplían las posibilidades de identificarla en sus diversas formas. De esta manera, nuestra mirada atenta y sensible al mundo recibe otro estímulo para el reconocimiento de un artista. Centrarse en la poesía mantenida dentro y expuesta en la pintura de una persona autista desencadena nuestra sensibilidad con respecto a la apreciación del arte. El estudio de caso presentado destaca el vínculo indisoluble de la poesía y la pintura. Por lo tanto, el objetivo principal de este artículo es reconocer la poesía como arte concreto, participando en la realidad y abstracta de la construcción de imágenes icónicas en el universo autista.

Referências

REFERÊNCIAS

Associação Americana de Psiquiatria. Manual de estatística e diagnóstico de transtornos mentais (DSM IVTM). American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of mental Disorders. 4.ed. Washington, DC: Washington, 1994. Disponível em: https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm Acesso em: 04 nov. 2017.
BAROLO, Lorena Fernandes. Ensino de arte no universo autista: um relato de extensão da faculdade de artes do Paraná. Curitiba: 2010.
Disponível em: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/539 . Acesso em: 04 out. 2017.
BEATRIZ, Ana; BONIFÁCIO, Mayara; THADEU, Leandro. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro. 2012.

GAUDERER, E. Christian. Autismo. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro/ Belo Horizonte: Atheneu, 1993.

KOHL, Marta de Oliveira. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999

LYRA, Pedro. Conceito de poesia. São Paulo: Ática, 1986.

MASSI, Augusto. Artes e ofícios da poesia. Artes e ofícios. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1991.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Poesia e Pintura: um diálogo em três dimensões. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

PAZ, O. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Trad. Olga Savary.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

COELHO NASCIMENTO, D. POESIA NA TELA: Um estudo de caso de um autista. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 126 - 137, 2020. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/155. Acesso em: 29 nov. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.