INFOGRÁFICO COMO GÊNERO MULTIMODAL MOTIVADOR: PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Rai Machado de Araripe UEMS
  • Teno UEMS
  • Bueno UEMS

Palavras-chave:

Prática de letramento; Leitura e escrita; Infográfico.

Resumo

Este texto apresenta o resultado de um estudo sobre os desafios do ensino de leitura e produção de textos na disciplina de língua portuguesa no ensino fundamental. Trata de uma pesquisa desenvolvida no PROFLETRAS (Programa de pós-graduação em Letras/Dourados /MS) com a finalidade de conhecer o gênero multimodal infográfico como estratégia de leitura e produção de textos de opinião. Na intervenção utilizamos o uso das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação e as práticas de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, dado o desinteresse dos alunos pela leitura de textos lineares e monomodais. Desse modo, as atividades realizadas tiveram como base o uso de um ambiente virtual, desde as pesquisas, as leituras dos infográficos e as produções dos textos de opinião. A metodologia do estudo foi a da pesquisa-ação, com o envolvimento dos alunos nas atividades relacionadas aos gêneros multimodais, especificamente, ao gênero infográfico. Este gênero textual teve o propósito de subsidiar os alunos na   produção de artigos de opinião respeitando o grau de dificuldade em relação ao oitavo ano do Ensino Fundamental e a elaboração de uma revista online, como produto. Teóricos como Rojo (2016), Kress e Van Leeuwen (2001,2006), e Ribeiro (2016), entre outros subsidiaram os estudos. O desenvolvimento desta intervenção multimodal e a realização das atividades propostas trouxeram para escola um método de ensino diferente do usual e alunos conectados com as inovações e o uso das novas tecnologias. Essa proposta evidenciou nos alunos o conhecimento do gênero multimodal infográfico e proporcionou competências para o processo de leitura e escrita como sujeito leitor e formador de opinião, tornando-se indivíduos críticos na sociedade.

Referências

ARAUJO, Antônia Dilmar. Gêneros multimodais: mapeando pesquisas no Brasil. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Volume 3. No 5. Ano 2011.p.13-24.

BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. V. 1, Brasília, DF: MEC/SEF, 2006.
______. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF, 2010. Parecer CEB 7/2010, aprovado em 7/4/2010 (Processo 23001.000196/2005-41).

CANI, Josiane Brunetti. COSCARELLI, Carla Viana. Textos multimodais como objeto de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. KERSCH, Dorotea Frank. COSCARELLI, Carla Viana. CANI, Josiane Brunetti. (Orgs). Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.p.15-48

CATTO, Nathalia Rodrigues. A Relação Entre o Letramento Multimodal e os Multiletramentos na Literatura Contemporânea: alinhamentos e distanciamentos. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 157-163, abr./jun. 2013.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. Routledge: Psychology Press, 2000.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Gêneros multimodais e letramento. In: KARWOSKI, Acir Mário et al. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2008

GERALDI, João Wanderlei. Prática de leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderlei (org.). O texto na sala de aula. São Paulo/SP: Editora Ática, 2001.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold,1985.

KLEIMAN, Angela Del Carmem Bustos Romeiro. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.

KLEIMAN, Angela Del Carmem Bustos Romeiro. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: Linguagem e letramento em foco. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Unicamp, Cefiel/IEL 2005-2010.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN Theo Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge. 1996 [2006].

KRESS, Grunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

KRESS, G. Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication. NewYork, Routledge, 2010.

KRESS, Grunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images. London: Routledge, 2006.

PAIVA, Francis Arthuso. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2008. 78 f. Monografia (Especialização em Leitura e Produção de textos) – Instituto de Educação Continuada, Pontifícia Universidade Católica, 2008.

PAIVA, Francis Arthuso. Procedimentos de leitura do infográfico da revista superinteressante e suas implicações na produção de Sentido. Revista ReVeLe - nº 3 - Agosto/2011.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola, 2016.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. – São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p.264.

ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. (Org.) São Paulo: Parábola, 2013.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.

TEIXEIRA, Tattiana. A presença da infografia no jornalismo brasileiro: proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso. Revista Fronteiras. Vol 09, n° 02. Unisinos, 2007. pp. 111-120.

TRAVAGLIA, Luís Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

VAN LEEUWEN, Theo. Multimodality. In: SIMPSON, Jaimes (Ed.). The Routledge handbook of applied linguistics. New York: Routledge, 2011. p. 668-682.

Downloads

Publicado

2021-04-06

Como Citar

MACHADO DE ARARIPE, R.; ARAÚJO CASTILHO, N. .; ELZA SABINO DA SILVA , E. INFOGRÁFICO COMO GÊNERO MULTIMODAL MOTIVADOR: PROPOSTA DE ENSINO DE LEITURA E ESCRITA. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 214 - 232, 2021. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/194. Acesso em: 11 abr. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.