Gêneros textuais na EJA: um estudo com contos de assombração

Autores

  • Valquíria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Língua portuguesa, Escrita, EJA

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre os gêneros textuais em sala de aula a partir de um trabalho  com contos de assombração em duas turmas de terceira fase de EJA (Educação de Jovens e Adultos).  Analisando os dados, pensando na realidade que encontramos em sala de aula, tecemos algumas considerações sobre gêneros textuais, leitura e escrita na EJA.

Biografia do Autor

Valquíria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Letras e Linguística pela Universidade do Estado de Alagoas. Professora Adjunta do Departamento de Educação – Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Referências

BORBA, V. C. M. Instrução e produção textual: um estudo com contos de assombração. Maceió: Edufal, 2013. Contos de Assombração: Co-edição Latino – americana. 4.ed. São Paulo: Ática, 1985.
MARCUSCHI, L. A. Por uma proposta para a classificação dos gêneros textuais. Recife, 1996. (Trabalho não publicado).
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: língua portuguesa. Secretaria da Educação Fundamental. 2ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

CLAUDETE MACHADO BORBA, V. . Gêneros textuais na EJA: um estudo com contos de assombração. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 17–31, 2019. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/21. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.