ÍNDICES DE LEITURABILIDADE E OS TEXTOS DIDÁTICOS: UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA

DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-24

Autores

  • Michell Moutinho Escola de Aplicação da UFPA
  • Gessiane Picanço Universidade Federal do Pará, Brasil

Palavras-chave:

Leitura; Leiturabilidade; Texto didático.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a adequação de textos presentes em livros didáticos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental a partir de índices de Leiturabilidade obtidos para cada texto. A aprendizagem da leitura é um dos grandes desafios que a escola enfrenta e existem vários estudos que apontam para os mais diversos aspectos que envolvem a leitura e o leitor. Dentre eles, destacamos o nível de dificuldade dos textos didáticos, por ser uma questão ainda pouco levantada no Brasil. Nesta perspectiva, a pergunta de pesquisa que fazemos é a seguinte: os textos presentes nos livros didáticos produzidos para alunos do 5° ao 9° ano estão adequados a estes anos escolares? O objetivo é aferir o nível de Leiturabilidade presente nos textos, bem como avaliar qualitativamente seus aspectos formais. Para medir este nível de Leiturabilidade, foram selecionados três textos de diferentes livros didáticos da mesma disciplina para cada ano escolar. Para a medição, foi utilizado a ferramenta “Coh-Metrix-Port”, desenvolvida por Scarton e Aluísio (2010), baseada na ferramenta original “Coh-Metrix”, criada para textos em língua inglesa. Os resultados apontam para uma grande distância entre o ano escolar em que os alunos estão e o texto que eles encontram nos livros didáticos, pois a maioria dos textos alcançam níveis que os classificam entre textos para o ensino médio e até ensino superior. Investigações mais profundas precisam ser feitas para verificar até que ponto textos didáticos podem ser um obstáculo para a aprendizagem da leitura e da aprendizagem de um modo geral.

Biografia do Autor

Gessiane Picanço, Universidade Federal do Pará, Brasil

Universidade Federal do Pará, Brasil

Referências

DALE, E.; CHALL, J. The concept of readability. Elementary English, Vol. 26, No. 1, 1949, p. 19-26.

DUBAY, W. H. Smart language: readers, readability, and the grading of text. Costa Mesa, CA: Impact Information, 2007. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED506403.pdf . Acesso em 12 mar 2022.

DUBAY, W.H. DUBAY, W. H. The Principles of Readability. Costa Mesa, CA: Impact Information, 2004. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED490073.pdf . Acesso em: 12 mar 2022.

GRAESSER, A. C.; MCNAMARA, D. S.; LOUWERSE, M. M.; CAI, Z. Coh-Metrix: Analysis of Text on Cohesion and Language. Behavior Research Methods, Instruments, and Computers, 36, 2004, 193-202.

MARTINS, T. B. F.; GHIRALDELO, C. M.; NUNES, M. G. V.; OLIVEIRA, O. N. J. Readability formulas applied to textbooks in Brazilian Portuguese. Notas do ICMSC. São Carlos: USP, 1996.

PONOMARENKO, Gabriel. Índices para cálculo de Leiturabilidade. 2018. 34 slides. Disponível em: http://www.ufrgs.br/textecc/acessibilidade/files/Índices-de-Leiturabilidade.pdf. Acesso em: 10 mar 2022.

SCARTON, C. E.; ALUÍSIO, S. M. Análise da inteligibilidade de textos via ferramentas de processamento de língua natural: adaptando as métricas do Coh-Metrix para o português. Linguamática, 2(1), 2010, p. 45-62.

TRAVAGLIA, L. C. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, 51 (1), 2007, p. 39-79.

TRAVAGLIA, L. C. Tipologia textual, ensino de gramática e o livro didático. In: HENRIQUES, C.C.; SIMÕES, D. (orgs.). Língua e cidadania: novas perspectivas para o ensino. Rio de Janeiro: Ed. Europa, 2004, pp. 114 – 138.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

MOUTINHO, M.; PICANÇO, G. . ÍNDICES DE LEITURABILIDADE E OS TEXTOS DIDÁTICOS: UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA: DOI: https://doi.org/10.29327/232521.9.1-24. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 124–147, 2022. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/273. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos - Volume 10 - 2ª Edição

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.