Compreendendo a construção da sentença

Autores

  • Gláucia do Carmo Xavier Instituto Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Construção de setença, Gramatica do Português culto falado no Brasil

Resumo

A obra “A construção da sentença”, recém-publicada, traz nomes importantes da área da Sintaxe como Mary Kato, Milton do Nascimento, Carlos Mioto, Jairo Nunes, Ruth Lopes e tantos outros no estudo e na compreensão de como se dá a formação da sentença. A obra subdivide a sentença em partes a serem debatidas e explicadas como complementação, predicação e adjunção. Nesse trabalho, os organizadores e autores dos capítulos souberam, sabiamente, trazer o tema “sintaxe” a professores e estudantes da língua de uma forma repaginada. Essa nova roupagem ao tema se deu a partir de capítulos que abordam a sintaxe não de uma forma tradicional vista pela gramática normativa, nem tampouco sob um viés funcionalista, embora a obra faça parte de uma coletânea que utiliza dados do NURC, ou seja, falas reais, do português culto falado no Brasil. Apesar de não deixar explícito o viés marcadamente gerativista, o que a obra faz é isto: apresenta, de acordo com os moldes da Teoria Gerativa, como a sentença é construída em nossa gramática mental.

Biografia do Autor

Gláucia do Carmo Xavier, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa da PUC-MG, professora de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Minas Gerais

Referências

KATO, Mary A.; NASCIMENTO, Milton do (Orgs.). Gramática do português culto falado no Brasil: volume 2: a construção da sentença. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

GLÁUCIA DO CARMO XAVIER. Compreendendo a construção da sentença. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 63–66, 2019. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/61. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.