Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa

Autores

  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Gutemberg Bastos Oliveira Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Luciana dos Santos Guaresi Faculdade de Tecnologia e Ciências

Palavras-chave:

Software educativo, Alfabetização, Escrita

Resumo

Entre os desafios que se impõem ao aprendiz, a apropriação do sistema de escrita é um dos primeiros e mais importantes. A superação do conhecimento relativo à correspondência grafema-fonema é condição para níveis mais sofisticados de letramento. Em contrapartida, os indicadores de qualidade em alfabetização desvelam a fragilidade do ensino desse nível de língua no Brasil. Como instrumento de acompanhamento da apropriação do sistema de escrita em Língua Portuguesa, desenvolvemos e divulgamos aqui uma ferramenta que se destina aos alfabetizadores para obterem feedback do nível de apropriação de seus estudantes que leva em conta a apropriação do sistema de escrita e o mês de instrução.

Biografia do Autor

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Luciana dos Santos Guaresi, Faculdade de Tecnologia e Ciências

Graduanda em Psicologia

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BRASIL / PISA. Relatório Nacional PISA 2012: Resultados brasileiros. Disponível em http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacional_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf. Acesso em 27 de maio de 2016.
CARA, D. Pnaic chega à reta final acenando resultados e desafios. Todos pela educação. 17 de Dezembro de 2015. Disponível em: <http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/36414/pnaic-chega-a-reta-final-acenando-resultados-e-desafios/?pag=103> Acesso em 17 de Junho de 2016.
DEHANE, S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed,1985.
GUARESI, R. Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita. FAEEBA, Salvador, v. 23, n. 41, p. 1-260, jan./jun. 2014.
INAF / BRASIL. Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa mostram evolução do alfabetismo funcional na última década. Publicado em 5/2/2012. Disponível em http://www.ipm.org.br/pt-br/programas/inaf/relatoriosinafbrasil/Paginas/inaf2011_2012.aspx. Acesso em 27 de maio de 2016. PNAIC. Entendendo o Pacto. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa Disponível em <http://pacto.mec.gov.br/o-pacto>. Acesso em 06 de Jun. 2016. SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, jan.-abr./2004.
STEIN, L. M. Teste de Desempenho Escolar: Manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

RONEI GUARESI; GUTEMBERG BASTOS OLIVEIRA JÚNIOR; LUCIANA DOS SANTOS GUARESI. Ferramenta virtual de identificação do nível de apropriação do sistema alfabético de escrita para a língua portuguesa. Revista Virtual Lingu@ Nostr@, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 32–45, 2019. Disponível em: https://linguanostra.net/index.php/Linguanostra/article/view/65. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.